Publicidade  - Eldorado2

HOMENAGEM DO JORNALISTA292

Homenagem do Jornalista292: na semana da mulher, as mulheres de Picos

Douglas Nunes   03/03/2013

Divulgação

clique para ver a foto em tamanho real

Mulheres de Picos

Seu jeito feminino de ser, com seu carinho, seu sorriso... Seu amor é o que aquece os nossos dias.

 

Mulheres picoenses e da região de Picos que marcaram história; Mulheres que deixaram seu legado e ainda hoje estão presentes no nosso cotidiano; Mulheres que são inspiradoras; Mulheres que são referência para todos nós.

Quem são elas? Quem são as mulheres cuja vida pode nos mostrar o que existe sobre elas.  Que palavras não foram escritas? O que existe sobre elas?

São estes os questionamentos que fazemos sobre as mulheres picoenses e piauienses. Aqui, buscamos garimpar informações sobre as mulheres que pulsaram ocultas na história de Picos e do Piauí.

Mulher, Amiga, Namorada, Filhas, Esposa, Mãe, Heroínas, Médicas, Professoras, Jornalistas, Poetisas, Repórteres, Escritoras, Feirantes, Enfermeira, Balconista, Garis, vendedoras ou simplesmente donas de casa... Seu jeito feminino de ser, com seu carinho, seu sorriso... Seu amor é o que aquece os nossos dias.

Sem querer divagar a história da mulher na cidade de Picos e correndo um grande risco de esquecer algum nome, cito algumas mulheres que de uma forma ou de outra foram relevantes para a história de nossa cidade e outras que são anônimas, mas aguerridas e laboriosas.

CELECINA PORTELA MARCÍLIO(DONA CELÉ)– Dona Celé era um exemplo de Mulher. Muito gentil, educada e sensível, religiosa e na sua humildade, recebia a todos, quer seja de sua terra ou de outras regiões.

ELIANE MADEIRA MOURA FÉ DANTAS – Escritora e poetisa das mais fulgurantes. Um de seus poemas diz:

“Não tenho asas, mas tenho pensamento. Não tenho barco, mas tenho o mar. Não tenho a certeza, mas tenho o sonho, e dentro dele, tenho você!” Eliane é também fotógrafa, registra o cotidiano de Picos.

ENOE SANTOS NUNES – Jovem picoense que pugnava pela causa da religião, pela difusão do bem e das verdades insofismáveis da vida em Cristo na cidade de Picos. Soube como ninguém viver os ensinamentos de Jesus na Terra. Nasceu em Picos em 25 de Agosto de 1913 e faleceu em 07 de Dezembro de 1938. Era filha de Elizeu Pereira Nunes e Caetana Leal Nunes.  (Observações do Autor:  A Picos hodierna  precisa rever sua vida e conhecer seu passado para que no futuro tenhamos história. Todos os picoenses estão em débito com a história dessa jovem). Um livro a ser lançado em breve trará revelações sobre essa extraordinária picoense.

HILDA POLICARPO – Uma personalidade de Coragem de Atitude e perspicácia. Sua coragem a levou a servir na Guerra na Europa como enfermeira. A história guardou muito pouco desta picoense devido a incompetência de nossos dirigentes que não buscam preservar personalidades da nossa história.

ADONAI BORREGO – Artista plástico, faz trabalhos manuais em biscuit, esculturas em papel jornal, bordados em ponto-cruz, fotos, quadros e restauração de peças. Trabalhos magníficos produzidos por esta grande artista.

ADELAIDE ALBANO– É uma mulher muito inteligente, certa vez ela disse em um depoimento:   “Emoções positivas funcionam como previsão de saúde e longevidade. Pessoas felizes tem melhor estilo de vida. O equilíbrio das emoções proporciona caminhos para o Bem Estar uma Melhor Qualidade de Vida!  – Invista em você! Voce nasceu para brilhar!”

FÁTIMA SÁ – É uma empresária de sucesso. Pintora, artista plástica e amiga de todos. Ela fica feliz com a felicidade dos outros.  Uma Mulher muito inteligente.

FRANCELINA MACEDO – Professora, atriz, atuou no filme “Intolerância e Paixão”, escritora, poetisa, Presidente da Academia de Letras da Região de Picos.

GRACINHA GRANJA – Descendente do ilustre Coelho Rodrigues, mora em Teresina, é irmã da poetisa e imortal da Academia de Letras de Picos, Jesus Martins.

JOSINA MARIA DE MOURA – Filha do Escritor Alberto de Deus Nunes, escreve poesias e contos, espera a publicação de seu primeiro livro.

GRACINHA MUNIZ e tia MARIA MUNIZ – Empresárias de Picos no ramo hoteleiro. Contribuem de forma significativa para o desenvolvimento de Picos, além do turismo e na vinda de renda para a cidade.

HONORINA NUNES-(Nainha) – Uma Mulher de fibra e de coragem. Sozinha criou os filhos, educando-os e dando-os todas as condições de uma vida honesta e sadia. Nasceu em Picos, mas viveu grande parte de sua vida em São Paulo. É filha do escritor, poeta e Jornalista Alberto de Deus Nunes.

MARIA DE LURDES CARVALHO – Lurdinha Carvalho – Uma excelente professora. Atuou nas décadas de 50 e 60 numa escola particular que funcionava em um salão no paredão próximo ao Cine Spark. Ajudou muitas crianças naquela época.

INÁ MONTEIRO – Filha do sr. Lousinho Monteiro e Raimunda M. Moura, nascida em 27.07.1934. Estudou no Grupo Escolar Coelho Rodrigues. Foi da primeira turma do IMH e também estudou no Colégio Sagrado Coração de Jesus em Teresina. Casada com Alcenor Rodrigues de Moura. Tem seis filhos e vinte netos e um bisneto. Uma mulher realizada e de sucesso!

ISABEL PEREIRA DOS SANTOS-(Bela) – Mulher simples que nasceu e viveu com muita humildade. Amiga de todos. Deve ser lembrada sempre pelos picoenses.

IVETE MARIA DE ARAÚJO REGO – Natural de São José do Piauí, mas vive em Picos desde os 7 anos de idade. É licenciada em Letra Português e Arte da Educação. É gestora da U. E. Francisco Barbosa de Moura.

FLAVENILDES SANTANA – É picoense, casada com o militar e músico Thalles Bonifácio e tem dois filhos, Layra e Marcello Henrique. Cantora e Radialista profissional, bicampeã do Festival SESI Estadual; Campeã do Paraíba Pop Star. Amante da Arte e da Música. Completa 15 anos de carreira este ano de 2013. Radialista da Rádio Cultura FM de Picos – 104,3.

MARIA DE JESUS SOUSA MARTINS – Foi Escritora, poetisa e pensadora picoense. Tem vários livros escritos e todos eles de uma profundidade intelectual fora do comum. Imortal da Academia de Letras de Picos.

JEANDRA PORTELA– Jornalista, repórter e apresentadora da tv Picos. É formada em Jornalisto pela UESPI.

MARIA VENY ALBANO BEZERRA – Uma das Mulheres mais elegantes e bonitas de Picos.

SOCORRO NEIVA – É formada em Serviço Social pela Universidade Federal do Piauí, trabalhou na antiga CEPISA por muitos anos como Assistencia Social do Fundo de Pensão. Casada, mora em Brasília.

MARIA MOURA MARTINS-(Dona Mourinha) Dona Mourinha trabalhou como cabeleireira quase 50 anos, foi a primeira da cidade. Amava o que fazia, era uma mulher batalhadora e amiga de todos. Criou sozinha quatro filhos. Completou 84 anos no dia 03 de fevereiro de 2010 e faleceu no dia 27 do mesmo mês. Mourinha ensinou para os filhos que a humildade e a honestidade é suficiente para se ter uma vida feliz e com muita paz.

JOSINA MARIA DOS ANJOS – Esposa de Benedito de Deus Nunes, um dos primeiros barbeiros de Picos. Josina Maria era mãe do poeta, escritor e jornalista Alberto de Deus Nunes.

MAYARA GONDRA– É repórter da TV Picos, formada em Jornalismo pela UESPI.

CÉLIA NEIVA – Professora que contribuiu de forma singular na educação dos picoenses.

JULIETA MARTINS NEIVA NUNES – Uma grande professora, sabia ela ser imprescindível na condução dos jovens através da senda do conhecimento, da ciência e da ética. Amar e instruir encontrava-se ao seu alcance... Ela sabia que deveria promover as sublimes normas da educação dos jovens picoenses. Foi aluna da primeira turma do Grupo Escolar Coelho Rodrigues e depois Diretora da escola. Era casada com Abdenor de Deus Nunes.

LEDA LUZ – Ex-vice-prefeita de Picos, Leda Luz era filha de Justino Luz. Seguiu os mesmos passos do pai: Farmácia do Povo e Prefeitura. Mulher desse quilate não pode ficar no ostracismo. A sociedade picoense precisa trazer de volta esses nomes do passado de nossa história. Leda Luz é a História da cidade de Picos!

MARIA JOSÉ ALVES (NEGA MAZÉ) – “A Coragem é a primeira qualidade humana, pois garante todas as outras”. É o que vemos nesta Mulher de  Atitude. Defende com Coragem e com Ética as mulheres de que são agredidas, e as faz lhes dando a certeza de que a mulher pode e deve viver feliz! Com a UMP, observamos que a Mulher tem o seu espaço para a Vida.

REMÉDIOS MAIA – filha de outra grande Mulher, Belinha Nunes.

ROSA DE LIMA ARAÚJO LUZ – Rosa Luz é uma Mulher muito inteligente. Membro Fundadora da Academia de Letras da Região de Picos, foi professora, diretora de time de futebol.

MARIA JOSÉ LAVOR – Uma Mulher que agitou Picos com a sua música... Foi locutora de rádio, foi apresentadora de programas de auditório; Uma musa dos picoenses por muitos anos.

LUCIA MONTEIRO – Ex-Secretária de Cultura e Turismo de Picos.

MARIA DE LURDES CARVALHO(LURDINHA CARVALHO) – Professora, atuou nas décadas de cinquenta e sessenta em sua escola particular que funcionava no paredão próximo ao Cine Spark.

DONA LINDA –Esposa de Pascoal Gomes e mãe do Dr. Osvaldo.

MARIA DAS DORES XAVIER(DORINHA XAVIER) – Professora, Fundadora da Escola Técnica Comercial de Picos. Quebrou tabus e preconceitos, uma Mulher de atitude.

DURVALINA MAIA – É irmã do padre Djalma, comerciantes de Picos nos anos setenta.  

GRACINHA PORTELA DE DEUS – Gracinha de João de Deus -  Esposa do sr. João de Deus, professor fundador do Colégio Marcos Parente. Merece ser lembrada por todos os picoenses. Mãe de Maria Helena Portela. Uma mulher batalhadora e ainda trabalha pelo desejo de estar sempre em atividade.

MARIA DA PAIXÃO BARRÃO – Uma Mulher de coragem. De família muito pobre, conseguiu criar e educar os seus muitos filhos. Sempre teve boas amizades, mulher honesta e trabalhadora.

MARIA DAS NEVES CARDOSO SANTOS –Professora fundadora  da Escola Coelho Rodrigues, vinda de Teresina para lecionar em Picos em 1932.

MARIA DO AMPARO DE ARAÚJO BARROS– Nascida em Picos em 17.10.1935, casou-se com o professor Inácio Baldoino de Barros; foi professora e Diretora do Colégio Estadual Marcos Parente nos anos de 1978 à 1982. Tendo iniciado em 1954 como professora no Ginásio Picoense que funcionava em frente ao Picoense Clube.

MARIA DO SOCORRO MARCÍLIO – A primeira prefeita de Picos.No ano de 1948, Maria do Socorro Marcílio ocupou o cargo de Prefeita na cidade de Picos. Ela assumiu em 20 de Março em decorrência da morte do prefeito interino, Sr. Abílio Coelho. Maria Marcílio governou até o dia 21 de Abril daquele ano quando deu posse a Celso Eulálio.

EDILENE RAMOS - Jornalista, repórter e apresentadora da tv Picos. É formada pela Universidade de Pernambuco.

ALBORINA DA SILVA REIS – Foi Diretora fundadora da Escola Coelho Rodrigues em Picos, vinda de Teresina, isso no ano de 1932.

MARIA TAMAR VARÃO – Fez o segundo grau em Fortaleza e o Curso superior de Economia no Rio de Janeiro. Trabalhou muitos anos na Fundação Getúlio Vargas onde se aposentou.

ADALGISA NUNES DE BARROS MEYER – Uma das primeiras professoras que concluíram o curso pedagógico em Teresina e lecionaram em Picos, introduzindo inovações não só no âmbito dos ensinamentos escolares, mas modificaram também hábitos e costumes das mulheres de Picos.

BENVINDA NUNES SANTOS(DONA SANTA) –Da outra vez eu disse ser uma mulher admirável e ela era realmente. Ela estava à frente de seu tempo. Tocava violão, apesar da idade, pois mantinha a mente saudável e jovem e ensinava a quem a procurasse.

ANA CLÉIA DINIZ – Tornou-se picoense quando aqui chegou em 08 de Janeiro de 2007 – É capitã do Corpo de Bombeiros de Picos. Formou-se em Brasília pela UNB através da Academia de Bombeiros Militar do DF. Formada em Engenharia de Incêndio e Pânico com Pós-graduação em Segurança do Trabalho.

ANA MARIA – Proprietária do Colégio São Lucas em Picos.

ANÍZIA LEITÃO – É a mãe de Luciana Rego. Moraram muitos anos na Rua Cel. Luis Santos. Era dona de Cartório em Picos.

GRAÇA FORMIGA – Fez o Curso Normal em Teresina na Escola Normal “Antonino Freire”. Fundadora da Unidade Escolar “Cel. Francisco Santos”  onde foi a primeira Diretora.  Estudou Biologia na UFPI em Teresina. Fez ainda pedagogia e Administração Escolar na UFPI. Foi superintendente do Complexo Regional de Picos e Coordenadora dos Cursos Especiais da UESPI. Começou a pintar na aposentadoria. Fez o Curso de Arte na Escola de Artes de Fortaleza.

MARIA LILÁ SILVA CAMPOS - Uma das primeiras professoras que concluíram o curso pedagógico em Teresina e lecionaram em Picos, introduzindo inovações não só no âmbito dos ensinamentos escolares, mas modificaram também hábitos e costumes das mulheres de Picos.

MARILENE DE SOUSA COSTA – Natural de Picos, é formada em Normal Superior, cursando Pedagogia. É educadora social, voluntária na igreja católica onde faz o trabalho de catequese com grupos acólitos e jovens na Casa da Aliança num dos bairros mais carentes de Picos. Marilene é uma jovem compromissada a solucionar os problemas da nossa cidade e com o próximo.

MARIA ENOY – É formada em Ciências Biológicas pela UESPI; especialista em Biologia e Química pela URCA(U.R. do Cariri) e especialista em Gestão escolar pela UNICESP/Faculdades integradas. Atua a 19 anos na rede estadual de educação. Além de atuar também na U.E. Antônio Marques, U.E. Marcos Parente e atualmente como gestora do CEEP.  Petrônio Portela/antigo PREMEN desde janeiro 2008. Recebeu homenagem de Mulher Educadora na Câmara Municipal de Picos no Dia da Mulher de 2009.

MARIA GOMES DE MATOS NUNES (DONA SANTA) – Era casada com Elizeu Pereira Nunes, ex-primeira dama do município no de 1930 à 1935. Escreveu esses versos: “Que passa o tempo o teu ardor não mude, não importa a idade, tem cada idade a sua juventude”,

MARIINHA ALBANO – É a mãe de Tácito Ibiapina, Uma grande Mulher, esposa e mãe dedicada. Uma homenagem merecida.

KARINA MARTINS – Trabalha na SETRE – Secretaria Estadual do Trabalho e Empreendedorismo. Formada em Especialização em Saúde da Família pela Faculdade NOVAFAPI. Contribui há 8 anos pela SASC – Sec. da Assistência Social e Cidadania, como Cooredenadora Estadual da Pessoa Idosa.

ZIZI BALDOINO – Zizi foi professora e Diretora da Escola Normal Oficial de Picos e dona de um comportamento que exigia Ética dentro dos padrões que a sociedade de seu tempo pedia. Um exemplo de Mulher.

MARISTANI GERVÁSIO FONSECA – Maristani é uma profissional de grande valor. Exerce a mesma atividade do pai e utiliza ainda a mesma placa na frente de seu consultório.

ALDA RODRIGUES NEIVA - Uma das primeiras professoras vinda de Teresina para lecionar em Picos, isso no ano de 1932.   

MIRIAN LELIS – Uma vida dedicada à religiosidade e ao bem comum. Uma grande Mulher merecedora desta homenagem.

ANÍZIA MARIA LUZ(ANIZINHA LUZ) -  Era filha de Josino de Araújo Rocha e Maria de Sousa Moura. Nasceu em Picos em 23 de dezembro de 1923 e desde então residia no Bairro Ipueiras. Durante toda sua vida foi exemplo de uma boa mulher, esposa, companheira e mãe. Sempre dedicada à família, ensinou através de suas atitudes, o verdadeiro sentido da vida, prezando sempre pela união, respeito e amor para com o próximo.

BELINHA NUNES – Uma Mulher que trabalhou sempre com disposição e bom humor. Criou e administrou por toda a sua vida uma Escola de Corte e Costura que funcionava em sua própria casa. Tocava violão com maestria.

MARY MARGARETH MOURA FÉ – Viveu a infância e a adolescência em Picos e hoje, casada, vive com a família há oito anos em Teresina.

GRAÇA MOURA – Psicóloga formada pela Universidade Federal de Pernambuco. Desenvolve em Picos o Projeto “Terapia do Riso”, onde trás para a cidade música e humor, garantindo a população momentos de diversão dos irreverentes humoristas piauienses; Desenvolve também o Projeto “Passo a Passo” pela rádio Cultura FM.

ALBANITA VARÃO– A Primeira dentista em Picos. Estudou odontologia em Fortaleza-CE e clinicou em Picos.

ALMERINDA BATISTA DE MOURA – Mãe e esposa dedicada. Filha de Américo de Moura Santos e Isabel Maria Batista, casou-se com o escritor, poeta, professor e jornalista Alberto de Deus Nunes em 1940; Tem 12 filhos, 21 netos e 16 bisnetos.

BILÚ – Esposa do ex-prefeito de Picos Severo Maria Eulálio e mãe o atual prefeito de Picos Kleber Eulálio.

MUNDICA FONTES – Poetiza, Escritora, Artista Plástico e Pintora . Uma Mulher Admirável, Sensível, Culta e extremamente modesta. Amiga de todos, leva na simplicidade de uma cidadã!

NAZA MCFARREN – O nome completo da artista Naza é Maria Nazareth Maia Rufino McFarren. Nascida em Santa Cruz do Piauí, Naza fez o curso universitário em Teresina, mudando-se para Brasília em 1976 onde começou a pintar. Em 1982 fez concurso para o Banco do Brasil e assumiu o emprego em Picos onde conheceu e casou-se com Stuart McFarren, um militar americano e mudou-se para os Estados Unidos. As suas telas conquistaram personalidades do mundo. Naza faz Arte para usar!

NUNI MOURA VARÃO – Nuni é mãe de Cristina Varão, uma Mulher que dedicou sua vida à família. Fundou a Escola “Primeiras Letras” que funcionava na rua Coelho Rodrigues.

OLÍVIA RUFINO – Professora, escritora, poetisa e cantora e ex-vereadora de Picos. Imortal da Academia de Letras de Picos.

CÉLIA NEIVA – Professora que contribuiu de forma singular na educação dos picoenses.

ONEIDE ROCHA – Diretora e professor, Oneide é Presidente do PT de Picos, é secretária de Planejamento do Governo de Kleber Eulálio.

PATRÍCIA BARROS – Professora picoense e capitã reformada do exercito brasileiro, filha do médico e prefeito de Picos, José Nunes de Barros.

RAIMUNDA PORTELA CARDOSO – Uma das primeiras professoras a lecionar oficialmente em Picos na Escola Coelho Rodrigues.

REMÉDIOS BARROS ARAÚJO – Professora e mãe, uma mulher que contribuiu para a educação dos jovens picoenses.

ROSELI MOURA LUZ – Natural de Simplício Mendes, sendo que o pai é daquela cidade e a mãe é filha de Picos, da família Luz. Mora em Picos há 21 anos. É formada em Bioligia com três especializações: Bioligia e Química, Educação e Química, Educação Ambiental e Ecoturismo e Gestão Escolar. Atua hoje como professora e Diretora da U. E. Landri Sales, assumindo agora a Supervisão de Ensino na Secretaria Municipal de Educação.

MARIA OLITA – Um nome que faz lembrar a Educação e o orgulho para todos os picoenses.

ROSIMAR ALBANO – É esposa de Erasmo Albano, dona de casa exemplar, dedicada.

CRISTINA VARÃO – Uma poetisa que escreve para as estrelas. É assim que defino Cristina Varão, uma mulher que fala de sua terra como se conversasse com as estrelas... Suas lentes mostram a sua vida de Picos de ontem e de hoje. Filha do grande Cristino Varão, pioneiro da fotografia em Picos. Cristina Varão  certa vez declarou:  “Nós estamos resgatando a história através do Foto Varão. Fazemos isso para que os mais jovens possam conhecer a história de Picos e os mais adultos possam recordar esse passado tão importante”.   Uma grande Mulher!

CONCEIÇÃO ALBANO – Cursou filosofia em Fortaleza. É irmã de Ozildo Albano.

DINÁ NOBRE GUIMARÃES – Uma grande Mulher, foi professora e tocava violão com maestria.

SOCORRO COSTA - Colunista Social que sempre se empenhou em contar a história do povo de Picos.

TAZMÂNIA OLIVEIRA(BELÊ) –Foi secretária de saúde de Picos e Deputada Estadual.

MARIA DAS GRAÇAS FERREIRA COSTA -  Cantora e Poetisa picoense.

DINA NOBRE GUIMARÃES– Bisavó de Almeidinha. Uma grande mulher, professora, tocava violão magistralmente.


Divulgação

Credito: Divulgação

Belinha Nunes

Divulgação

Credito: Divulgação

Dorinha Xavier

Divulgação

Credito: Divulgação

Enói Santos Nunes

Divulgação

Credito: Divulgação

Lourdes Duarte

Divulgação

Credito: Divulgação

Belê Medeiros - ( Foto - Wallysson Bernardes)

Divulgação

Credito: Divulgação

Mundica Fontes ( Foto -Fernando Britto)

Divulgação

Credito: Divulgação

Lucia Monteiro ( Foto - Wallysson Bernardes)

Divulgação

Credito: Divulgação

Rosa De Lima Araújo Luz ( Foto - Wallysson Bernardes)

Divulgação

Credito: Divulgação

Mercês Varão

Divulgação

Credito: Divulgação

Almerinda Batista de Moura Nunes

Divulgação

Credito: Divulgação

Cristina Varão

Divulgação

Credito: Divulgação

Oneide Rocha ( Foto - Wallysson Bernardes)

Divulgação

Credito: Divulgação

Olívia Rufino

Divulgação

Credito: Divulgação

Francelina Macedo ( Foto: Jornal de Picos )

Divulgação

Credito: Divulgação

Maria José Alves Do Nascimento – Nega Mazé

Divulgação

Credito: Divulgação

Maria Gomes De Matos Nunes – Dona Santa

Divulgação

Credito: Divulgação

Maristani Gervásio Fonseca

Divulgação

Credito: Divulgação

Julieta Martins Neiva Eulálio

Divulgação

Credito: Divulgação

FÁTIMA SÁ

Divulgação

Credito: Divulgação

SOCORRO COSTA

Divulgação

Credito: Divulgação

Graça Moura ( foto: Wallysson Bernardes)

Divulgação

Credito: Divulgação

Jeandra Portela

Comentar Enviar por e-mail Imprimir

Comentários:

Dra dalva luz

19.07.2014 / 11:25:49

Mariadalvaluzsantos@yahoo.com.brs

Somente hoje vi esta mensagem- Obrigada pelas palavras atribuidas a minha mae- Anizia Maria Luz conhecida carinhosamente por Anizinha Luz-Realmente ela e tudo e mais algumas coisas.Uma mulher alem do seu tempo, caladinha mas observadora.Quando necessario ela sabia intervir energicamente e carinhosamente.Mae de 10 filhos aos quais deu tudo de bom que uma mae pode dar na hora certa.Nao se encotra mais em nosso meio mas, jamais a esquecemos.Mae eu te amo muito!

sandra

08.03.2013 / 10:26:21

sandragranjan1@hotmail.com

Parabéns pela iniciativa de homenagear todas essas mulheres fortes, guerreiras,dignas de aplausos.Especialmente minha mãe Gracinha Granja, dona Iná, Oneide e Rosimar. VALEU!!!

Honorina Moura Nunes

05.03.2013 / 18:37:44

nainhamnunes@hotmail.com

Caro Mano Douglas,agradeço pela linda homenagem, fiquei emocionada por lembrar de mim. Muito Obrigada.

Jeandra Portela

05.03.2013 / 15:17:41

jeandra_portela@hotmail.com

Wallysson obrigada pela lembrança nesta linda homenagem.....parabéns a todas essas homenageadas como tambem a todas as mulheres picoenses.....grande abraço....!!!!

Silvana

05.03.2013 / 10:57:19

silvana_mmgranja@hotmail.com

Parabéns a todas as mulheres pelo dia internacional da mulher, em especial a minha mãe Gracinha Granja e a minha tia Jesus Martins. Merecida homenagem !!

SILVANA

05.03.2013 / 10:51:58

silvana_mmgranja@hotmail.com

Parabéns a todas as mulheres pelo dia internacional da mulher!!! em especial a minha mãe Gracinha Granja e a minha tia Jesus Martins. Merecida homenagem!!!

Alberto Nunes

05.03.2013 / 09:36:46

albertonunes77@hotmail.com

Minha singela homenagem e meu terno respeito a essas mulheres preciosas de valor inimaginável das quais faz parte minha querida mãe. É por causa delas que o mundo vale a pena.

Heloisa Portela Sá

04.03.2013 / 10:24:24

helo_56@hotmail.com

Linda homenagens para a mulher Picoense... Feliz por conhecer muita delas e poder ver de perto as usa grandezas. Parabéns!

ana cléia diniz dos santos

04.03.2013 / 05:06:08

cleiaana@bol.com.br

Linda homenagem, lindo texto, lindas fotos... deslumbrante!!! Parabéns!!

Ana Karina Barbosa Sampaio

03.03.2013 / 23:15:02

anakarina.sampaio@gmail.com

Mais que merecida homenagem! Queria incluir nesta lista minha amiga Ana Maria Coutinho, professora, poetiza, viúva, mãe de Théo e Thiago... uma mulher de fibra!

Cléa Roumillac

03.03.2013 / 22:48:32

Billasartes@gmail.com

Linda homenagens Mulheres de fé e coragem. feliz por minha tia Fátima Sá fazer parte destas mulheres.

Gustavo Albano

03.03.2013 / 20:33:02

gustavo1albano@hotmail.com

justa homenagem àquelas que muito contribuíram para uma Picos melhor. No tocanate à minha mãe, Conceição Albano. gostaria de fazer uma retificação. Ela não cursou Filosofia, e sim Pedagogia. Tendo concluído Bacharelado e Licenciatura em Pedagogia no ano de 1966 - anterior, portando, à reforma universitária-, na Universidade Federal do Ceará. Talvez pelo fato do curso de Pedagogia funcionar no prédio da Universidade de Filosofia tenha gerado esse pequeno equívoco.

Anna Graziela

03.03.2013 / 20:10:09

annagrazielalima@hotmail.com

Linda homenagem! Em especial a tia Paixão,madrinha Mundica Fontes, D. Iná, minha querida amiga Nuni Varão e sua filha que só conheço virtualmente Cristina varão e a voz que canta e encanta Flavenildes Santana. Parabéns a todas essas mulheres maravilhosas que contribuíram e contribuem para a história da nossa Picos.

Ana Patricia Barão

03.03.2013 / 18:35:19

anabarao72@gmail.com

linda homenagem... feliz por citar o nome de minha avóMaria da Paixão Matos Barão, e sim, vc tem razão em todas as suas palavras. Obrigada, e vc sabe q é AMIGO de todos nós Barões!

Karine Sá

03.03.2013 / 17:49:43

karinesaarrais@hotmail.com

Parabéns a todas essas mulheres maravilhosas! Em especial minha mãe Fátima Sá por tudo que fez pelas pessoas sem pensar em glória ou retorno. Te amo mãe e sempre vou te amar! Karine Sá .

Josina Maria Moura nunes

03.03.2013 / 13:55:19

zina.nunes@hotmail.com

Ser mulher é ter confiança no amanhã e aceitar o dia de ontem,é desbravar caminhos difíceis em instantes inoportunos e fincar a bandeira da conquista. É saber ser super-homem quando o sol nasce e transforma-se em Cinderela quando a noite chega. (Para todas as mulheres do Brasil e do mundo.)

Envie um comentário para a matéria.
Origem da mensagem: 54.81.142.101









Visual CAPTCHA


O JORNALISTA 292 não se responsabiliza pelas mensagens postadas como comentário das notícias, sendo estas de sua inteira responsabilidade, podendo, quando julgar algum comentário inadequado, inativá-lo ou excluí-lo de sua base de dados. Salvo confirmação de seus dados informados.

Mais Notícias:

:: O Piauí vota com Marina

:: Estacionamento irregular gera 600 multas por dia

:: Receita e Polícia Federal deflagram operação em hotel e concessionária de Teresina

:: TRE do Piauí promove Dia de Cidadania por voto livre e consciente

:: Após denúncia de fraude, concurso para delegado é suspenso no Piauí

:: Psicopata é você!

:: Rinaldinho apresenta projeto reconhecendo de utilidade Publica a Associação Folclórica e Cultural

:: Semam de Picos realiza reforma em praças e áreas verdes do município

:: Um dos salgados preferidos nas lanchonetes, bomba foi criada em Teresina

:: Presidente do TRE orienta comando da PM sobre segurança nas eleições

:: Ruas de Picos viram palco para corrida neste domingo (24)

:: Coordenação da X Caminhada da Solidariedade e da Paz divulga valor arrecadado na edição deste ano

:: Todo efetivo da PM irá trabalhar durante as eleições 2014

:: Rádio e TV não fazem milagre

:: Juízes proíbem cavaletes e bandeiraços em cruzamentos

+ Geral

TRÂNSITO

Estacionamento irregular gera 600 multas por dia

20.08.2014

As multas podem chegar a R$ 85,00 e mais quatro pontos na carteira. Estacionar em local proibido é considerado infração média.

PICOS

Semam de Picos realiza reforma em praças e áreas verdes do município

19.08.2014

Nas ultimas semanas a Praça Felix Pacheco também passou por um processo de revitalização que contemplou toda a área.

TERESINA

Um dos salgados preferidos nas lanchonetes, bomba foi criada em Teresina

19.08.2014

A bomba surgiu ainda na década de 80, precisamente em 1982, pelas mãos habilidosas de dona Marlene Ferreira

Diocese de Picos

Coordenação da X Caminhada da Solidariedade e da Paz divulga valor arrecadado na edição deste ano

19.08.2014

De acordo com a coordenação, foram vendidos 4.020 kits, somando um total de R$ 80.400,00

ELEIÇÕES 2014

Propaganda no rádio e na TV esquenta a campanha

19.08.2014

Apesar das dicas sobre os temas dos primeiros programas, as assessorias de comunicação e marketing fazem suspense sobre o teor do programa de abertura

OAB

XIV Exame: confira o resultado preliminar da 1ª fase

14.08.2014

A divulgação do gabarito definitivo desta fase será na data provável de 29 de agosto.

Diocese de Picos

Participe da última noite de Novena/Missa de Nossa Senhora dos Remédios

14.08.2014

Às 15h, será celebrada uma Missa no Hospital de Dr. Oscar, e às 16h a Missa de Dedicação da Catedral, seguida da Procissão Luminosa

TERESINA

Festival da Cajuína começa hoje em Teresina

14.08.2014

Abertura está programada para as 19hr na Potycabana

PIAUÍ

Municípios pedem socorro para cumprirem com a Lei de Responsabilidade Fiscal

12.08.2014

Nova audiência pública decidirá futuro da gestão dos municípios

PIAUÍ

APPM e Eletrobrás planejam parceria para acabar com “gambiarras” nos municípios

12.08.2014

O presidente Arinaldo Leal afirma que com a efetivação desse projeto haverá melhoras significativas nos municípios.

ESPECIAIS

Editorial

O Piauí vota com Marina

20.08.2014

O presidente regional do PSB, ex-governador Wilson Martins, estará hoje na reunião do partido em Brasília.

publicidade Flamb
Eldorado3 Moreno Calçados 1 2AMORES1 Fiat Maison6 PNEUMARQUES Bio Dr.Solon 1 Rodando com você! Piauieletro3 Serrano PROCORDIS 2

JORNALISTA 292

Todos os artigos publicados, neste web site, são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião do J292.

Desenvolvido por: Aroldo Santos – Soluções Web.