Publicidade  - hONDA3

Os buracos da Ipueiras

Você saberia me informar onde se compra uma Carroça?

Wallysson Bernardes   08/01/2011

Dário Falardo

clique para ver a foto em tamanho real

Você nunca se perguntou se as coisas precisam funcionar desse jeito?

Existe sempre um buraco pertinho de você

Como habitual chamo a mim o dever de cidadão de cobrar e garanto-vos, esta participação não me dá nenhum prazer especial. Entretanto tenho que relatar. Há um novo tipo de indignação no ar, depois de tanta frustração produzida entre jornalistas e na opinião pública. Mas a mídia, em alguns momentos parece pregar no deserto. É verdade que ainda não se respondeu à pergunta mil vezes repetida. Tem coisas que realmente não dá pra entender. Ouço muito, em todas as partes da cidade de Picos que a cidade está abandonada. Abandonada pelo poder público. Abandonada pelo Ministério Público. Abandonada pela Oposição. Claro, todos eles, livres, leves e soltos e o pior é que aqui “o buraco é mais em baixo”. E o cidadão está perdendo o estado de indignação, pois vira rotina. Mas eu ainda tenho a capacidade de me indignar. E Que Deus nos acuda. Lembrando que a realidade é mais cruel, mas é a verdadeira. Peço a licença para falar dessa maneira.

Fato. Existe sempre um buraco pertinho de você. Picos não tem terremotos, vulcões nem devastadoras pragas de gafanhotos, mas abriga uma peste que já deve ter tirado você do sério: buracos. A cidade é dos lugares mais férteis para a impune proliferação de buracos. E há vários motivos para isso. O principal deles é a escassa manutenção preventiva e a falta de ações de governantes. Tapar buracos não resolve. O ideal é recapear as vias. Sem check up nem remédios.

Essa semana fui visitar uma amigo no Bairro Ipueiras na PI que liga Picos a Bocaina, no trecho da Avenida Airton Senna. Uma estrada praticamente abandonada: falta sinalização e acostamento, sobram buracos. Cheias de crateras, totalmente abandonadas e entregues ao “deus-dará”. Quem faz esse percurso diariamente, soma os prejuízos. O resultado de tantos problemas é uma viagem desgastante e longa. O percurso era feito em meia hora, agora é pelo menos o dobro disso. Isso porque os condutores são obrigados a diminuir a velocidade para desviar das fendas. Em alguns trechos até invadem a contra-mão. Mais um Km pela frente: "Aiiiiiiiiiiiii maaaaaae!" -  era um grito parvo de um dos condutores ao perceber que uma poça de água inofensiva era afinal outro buraco. Mais adiante um colega passou sobre ele num dia de chuva e quebrou a suspensão do carro. Contundo seguimos com muita dificuldade, desviando de um buraco aqui, outro ali e acolá. Na verdade estávamos trafegando em buracos com alguns vestígios de estrada. Parecendo queijo mineiro, todo furadinho.

Cada porrada, um palavrão; cada palavrão, um remorso... O que vim fazer nesse buraco?   Pena que não eram apenas “pedras do meio do caminho”, cantadas em versos pelo grande e inesquecível poeta e escritor mineiro de Itabira, Carlos Drumonnd de Andrade.   Era nossos buracos de cada dia e os nossos governantes de cada quatro anos, que às vezes se transformam em oito.  

Ao andar naquela redondeza lembrei-me do famoso João Buracão, personagem adotado pelo Extra Online (tem um blog e até Twitter, olha só), da Globo. Causa rebuliço. O boneco em tamanho real é utilizado como ferramenta de denúncias de buracos das vias públicas. A própria população dá as dicas para a equipe de jornalismo, que leva o boneco até o local e faz com que ele fique sentado e “pescando” nos buracos da rua. Fotos e vídeos são feitos, que vão ao ar junto com o texto de denúncia, entrevista com moradores locais e muito bom humor.

“John Big Hole” foi criado por um morador revoltado de Marechal Hermes, um bairro do Rio de Janeiro, após várias reclamações à prefeitura sobre buracos em sua rua, sem sucesso. A criação bem humorada acabou sendo adotado pela equipe de reportagem do Jornal Extra, quando foram cobrir a aparição do João.

João Buracão já apareceu no Fantástico, na Ana Maria Braga e agora na novela das oito. Viajou para os Estados Unidos e “representou o povo” na Câmara dos Deputados. Precisamos criar nosso “John Big Hole” urgentemente. Tudo que rola dentro e fora desse buraco você vai ficar sabendo.

Enfim. Naquela via pública, existem diversos obstáculos que representam muito problema para um automóvel, que podem derrubar facilmente um motociclista. As conseqüências de encarar um obstáculo desses, na hora errada, você já sabe. É... parece que, nessa história, o único culpado é você. Afinal, você se levanta - se conseguir - vai para o hospital, leva sua moto para a oficina e começa a fazer a conta de quanto tempo vai precisar para pagar essa despesa. Isso, se ainda houver recuperação para sua moto.  Isso, se você não estiver morto ou com alguma sequela permanente.

Você nunca se perguntou por que as coisas funcionam desse jeito? Quem é o dono desse buraco.

Você nunca se perguntou se as coisas precisam funcionar desse jeito?

Você não paga IPVA, vistoria e mais uma série de tributos para circular?

Então por que as autoridades acham que têm o direito de não levar você em consideração?

Veja bem as palavras que estamos usando: levar em consideração. Porque o dinheiro do seu imposto é muito bem vindo, obrigado.

O que o governo está querendo dizer quando cobra de você um imposto para circular com sua moto?

O governo está dizendo: "Essa estrada é minha, e para circular nela, você vai ter que pagar."

Ok concordamos... Até porque não temos opção. Agora... Se a rua é sua, o buraco é seu, também. Cara pálida. Esse paraíso dos buracos é seu.

Ei, psiu! Sim você mesmo, dono de um humor ácido, linguagem moderna e bem humorada, e uma generosa pitada de mau-gosto, vamos tratar política com seriedade? O buraco é seu. Que tal mudar esse asfalto solúvel em água que se dissolve e some.

É sabemos cada um joga a isca da ilusão onde lhe convém. Na verdade nosso dinheiro está indo para o buraco. Afinal, sem uma boa dose de ilusão, ninguém suporta viver. Não é Governador e Sr. Prefeito.

Saibam que há pessoas que não persegue a riqueza, há quem corra atrás de qualidade de vida, há quem queira curtir a vida em sua totalidade, quem só queira ser feliz, ter saúde, andar tranquilamente na favela onde eu nasci; ou atingir o Nirvana, ou conhecer o grande amor; ou pelo menos casar com alguém legal, dormir de conchinha e construir família. E há pessoas que só querem que vocês consertem esses buracos.

Sabe o famoso, asno (Equus asinus), chamado ainda de jumento, ou jegue. Aquele filho de uma egua, mamífero perissodátilo de tamanho médio, focinho e orelhas compridas, utilizado desde tempos pré-históricos como animal de carga. Pronto, esse mesmo seu burro, para eles infelizmente “os buracos” continuam despercebidos...

E quando uma cidade inteira é arrastada para o buraco? É o que chamamos karma coletivo. Essa imensa legião de inconformados poderia fazer diferença e mudar o destino desta linda e maltratada cidade. Para quem puder viajar, uma sugestão: aproveite para observar como é a vida em outras cidades. Viajar é muito bom para aguçar o senso crítico. Contudo fica a reflexão: Puxa vida! Se reclamam e queixam-se tanto, por que se elegem os mesmos?

A indignação sai do buraco. E poderíamos ficar linhas e linhas discutindo isso, o buraco é muito mais embaixo… está ali atrás, quando o Governador coloca dinheiro em outro local, está lá atrás quando esquecemos que ajudar o próximo é o que pode melhorar tudo, é o que pode fazer a roda girar de uma maneira orgânica e cíclica, é a famosa Sustentabilidade, onde tudo a sua volta gira de uma forma harmônica e volta pra você, é o conceito de Comunidade.

Enquanto isso alguém saberia me informar onde se compra uma Carroça?

Pois, aqui na cidade não há necessidade de lombadas eletrônicas, radares ou ondulações transversais, conhecidas como quebra- molas. A moda agora são os buracos. Em verdade temos medo de se transformar em um verdadeiro Mickey Mouse. Não foi à toa que o resgate dos 33 mineiros chilenos despertou tanto interesse em todo mundo e também aqui em Picos. Havia uma identificação natural com o sofrimento de homens comuns – parecidos conosco, feitos de carne e osso, assalariados, e cheios de contas a pagar. Sair vivo do buraco.

Wallysson Bernardes

Jornalista, historiador e diretor-geral do j292

Comentar Enviar por e-mail Imprimir

Comentários:

libia

16.08.2011 / 09:21:25

libiaalcantara@hotmail.com

ipueiras o melhor bairro de todos!

civaldo

22.01.2011 / 14:12:39

civaldo.sousa@bol.com.br

realmente é muito bonito a posição de todos com relação a tradição das familias da ipueiras, temos realmente muitos doutores, agropecuaristas importantes neste bairro também moro no bairro a 12 anos e aprendir a amar esse bairro, porém se falaz muito e se faz muito pouco, pq quem vive nesse bairro não tem coragem de sair de suas redomas de vidros e ir a luta, lutar de verdade por nosso bairro. vamos nos unirmos e arregaçar as mangas e defender o bairro a luta de é todos.

Maria Lúcia

19.01.2011 / 14:21:08

mlluz@hotmail.com

Adoro meu querido Bairro Ipueiras! Antigo, nobre e familiar.

Evaldo

19.01.2011 / 14:18:32

Evaldo@bol.com

A Ipueiras é um bairro aprazível, gostoso de se morar. Por isso, todo mundo quer ir pra lá, pra morar lá,

Aline

18.01.2011 / 19:25:13

alineazevedo@hotmail.com

A Ipueiras é como dizia o saudoso Tontonho Silva: Bairro onde tudo é internacional.

Castelo

18.01.2011 / 19:23:07

castelo@hotmail.com

Bairro bom, maravilhoso, só precisa o prefeito olhar para lá.

Maria Lúcia

18.01.2011 / 18:12:04

mlluz@hotmail.com

Peço que coloquem os comentários que eu fiz nesta matéria.

Francisco Luz

18.01.2011 / 15:52:34

franciscoluz@gmail.com.br

Kd meu comentário?! Nossa!

Francisco Luz

18.01.2011 / 15:35:22

franciscoluz@gmail.com.br

É nosso bairro! Vamos lutar por um bairro como este nosso!

LEILA

18.01.2011 / 15:22:56

leila-84@hotmail.com

Vamos dar a volta por cima e melhorar a nossa Ipueiras. Para que seja como era antigamente, um bairro nobre e lindo!

Maria Lúcia

18.01.2011 / 15:01:33

mlluz@hotmail.com

A FAMÍLIA LUZ, de origem espanhola, veio de Portugal para o Brasil e fundou os bairros Ipueiras e Baixio Da Ipueiras.

Maria Lúcia

18.01.2011 / 14:49:16

mlluz@hotmail.com

A Família Luz fundou e povoou, não só o Bairro Ipueiras, como também o Bairro Baixio da Ipueiras. Ipueiras e Baixio da Ipueiras, são dois bairros fundados e povoados pela Família Luz, que misturando à famíias Araújo, Borges Leal e Borges marinho, fundaram e povoaram a cidade de Picos.

C. LUZ

18.01.2011 / 12:37:04

claudiogluz@hotmail.com

Realmente, o Bairro Ipueiras foi fundado e povoado pela família LUZARAÚJO!

F. LUZ

18.01.2011 / 12:33:48

mfluz@bol.com.br

IPUEIRAS, BAIRRO NOBRE E TRADICIONAL DE PICOS! É O MAIS ANTIGO DA CIDADE!!!!! E O MAIS RESPEITADO!!!!!

Malaquia

18.01.2011 / 12:18:04

malaquia@bol.com.br

uma pessoa respeitada e meu amigo lá da Impueira ligou agorinha pra mim. Mais eu disse apenas disse que lá tem essa tal de desunião e fica difícel ir buscar melhora para aquele bairro que é muito nobre e tradicional familiar. a familia araujoluz é a dona do pedaço eu sei. eu respeito muito aquele bairro antigo e nobre. o principal da cidade de Picos. num disse nada de mais.

Malaquia

18.01.2011 / 11:55:17

malaquia@bol.com.br

Lembrei que lá na Impueira existe umas tal de desuniãos por parte de uns. e é uma família só lá , a araujo luz. assim fica dificel ter melhoras . não tou generalisando.

Malaquia

17.01.2011 / 20:27:01

malaquia@bol.com.br

Se faz necesário unir as forças para lutar e buscar melhoras para a Ipueiras, bairro tradicional da cidade. Vamo lá impueirenses!

atos

16.01.2011 / 17:59:02

ataosmil@hotmail.com

Interditar a BR é uma solução

Absurdo

16.01.2011 / 17:58:21

aabsurdo@hotmail.com

Vamos reverter essa situação

JALUZ

15.01.2011 / 19:24:07

jaluz@hotmail.com

Na antiguidade e nobreza deste meu bairro Ipueiras, refllito: Onde iremos melancolicamente parar? Será que um dia na aurora ou no crepúsculo do tempo vão nos atender?

M. PINHEIRO

14.01.2011 / 12:32:27

mpinheiro@gmail.com

De quem é a culpa, então? Tem mesmo que cobrar do poder público munipal serviços para o bairro Ipueiras, bairro antigo e nobre, de homens trabalhadores, agropecuaristas, doutores, professores, artistas, autoridades em geral. Precisamos de melhorias para o nosso bairro tão familiar.

Neusa

14.01.2011 / 11:08:07

neusa_27@hotmail.com

Verdade! Vamos cobrar! Cobrança e mudança já, como disse seu jjaraujo. Esse grande e importante bairro de Picos merece mais respeito. É um bairro nobre e tradicionalmente cheio de doutores e autoridades, a Ipueiras. Bairro antigo e familiar.

JJ ARAÚJO

14.01.2011 / 10:47:57

jjaraujo@hotmail.com

Como disse, o bairro Ipueiras é o nosso extraordinário, nobre e tradicional bairro de Picos. Mais as autoridades tem que fazer alguma coisa para melhorar a infra-estrututa daqui. Vamos então nos unirmos e reclamarmos e reinvindicar melhorias para este extraordinário bairro.Vamos lá gente.

JJ ARAÚJO

14.01.2011 / 10:18:51

jjaraujo@hotmail.com

Pois é, Dona Fofa, é um absurdo mesmo! As autoridades não estão fazendo nada para melhorar a infra-estrutura atual deste nosso extraoedinário e nobre e tradicional bairro de Picos, que é o Bairro Ipueiras.

Fofa

13.01.2011 / 20:31:31

fofa@bol.com.br

Isso é um absurdo. Kd as autoridades. Excelente artigo!

M. ELIANA

13.01.2011 / 20:01:44

meliana.luz@hotmail.com

Bairro Ipueiras, orgulho dos picoenses.

Manuel Brito

13.01.2011 / 19:49:32

manuelbrito@gmail.com

Porque tanto desprezo do poder público municipal por um bairro tão familiar e tão nobre como a tradicional Impueira?

P. Luz

13.01.2011 / 19:45:17

pluz2007@hotmail.com

O Bairro Ipueiras é o orgulho da cidade de Picos.É o mais nobre e mais antigo dos bairros picoenses. E isso nos deixa envaidecidos.

Elias

13.01.2011 / 10:50:44

elias2006@hotmail.com

Bairro maravilhoso e nobre! Muito tradicional e familiar. Bairro ipueiras.

J.Araújo

13.01.2011 / 10:36:33

jaraujo@hotmail.com

Olha, seu Daniel Silva, você tem razão, e o Bairro Ipueiras é mesmo o mais nobre e tradicional de Picos. Disso, todo mundo sabe! Mas, você tem razão, cadê as inúmeras autoridades e tantos doutores que residem aqui? Porque não fazem nada pra pressionar o poder público para resolver os problemas deste bairro nobre e familiar, que é o querido e respeitado Bairro ipueiras. Bairro dos doutores, dos agropecuaristas e das autoridades. O Poder público precisa olhar para este bairro tão nobre!

Daniel Silva

12.01.2011 / 20:29:28

danielsilva@hotmail.com

Sabemos realmente que o Bairro Ipueiras é o mais nobre bairro de Picos, e lá realmente moram a maioria das autoridades e a maioria dos doutores da nossa cidade. Mas, faço uma indagação: porque essas autoridades e doutores não fazem nada para reinvindicar melhorarias para o atendimento ao bairro pelo poder público!

Aparecida Luz

10.01.2011 / 17:23:49

aparecida_luz@hotmail.com

O bairro Ipueiras se traduz nessas palavras: nobre, tradicional, familiar e residencial.

Fátima Araújo

10.01.2011 / 17:16:07

fatinhaalpicos@hotmail.com

É pura verdade o que disse a minha prima Zilda. O Bairro Ipueiras é sem dúvida o bairro mais nobre e tradicional de Picos. É aqui que mora a grande maioria das autoridades e doutores de Picos. Por isso, ele precisa ser mais atendido e respeitado pelo poder público municipal.

Remédios

10.01.2011 / 17:06:07

remedios2007@hotmail.com

Não basta apenas ser um bairro nobre e tradicional como realmente é a Ipueiras. tem também que ser atendido nos vários aspectos.

Zilda Araújo

10.01.2011 / 16:55:14

zildagrij@bol.com.br

A Ipueiras é sem dúvida o bairro mais nobre e mais tradicional de Picos. O poder público tem que olhar mais para esse bairro tão nobre e respeitado, onde mora a maioria das autoridades e doutores de Picos.

CIMA

10.01.2011 / 15:03:37

alcimarantero@bol.com.br

Realmente, um bairro nobre e tradicional como a Ipueiras, onde residem tantas autoridades e tantos doutores, merece mais atenção e respeito. Como também merecem os outros bairros,.

Derico

10.01.2011 / 11:23:40

valdericobarros@hotmail.com

Ipueiras, bairro nobre da cidade, está dessa forma, imaginem vocês o estado em que se encontra o bairro Morada do Sol, habitado predominantemente por pessoas pobres. Estive lá na semana passada e posso dizer que é a visão do apocalipse, abandono total. A Praça Justino Luz, ontem, em pleno domingo (dia de maior fluxo de pessoas para a igreja matriz), parecida Porto Príncipe após o terremoto do ano passado. Um lixo só.

Carlos

10.01.2011 / 11:03:35

an.carlos34@gmail.com

Carroça eu não sei informar aonde vende, mas sei onde vende FORD RANGER a preços e fianciamentos camaradas...

Evandro Paturi

10.01.2011 / 10:39:46

Paturi.mel@hotmail.com

È uma pena que o povo da Ipueiras seja desta forma tratado, pois neste bairro, moram ilustres cidadãos. Como também secretário da atual administração, omissão também é crime!!

Antonio Araujo Luz

09.01.2011 / 19:27:18

araujo@firme.com.br

Com a eleição da sobrinha do prefeito para nos representar no âmbito estadual, parece que tudo vai bem com a administração do prefeito "PARAIBANO" Acorda conterrâneos !!!!!

Gilberto Santos

09.01.2011 / 13:32:52

gilbertosantos48@bol.com.br

Parabéns, por uma matéria tão eficiente, esclarecedora e crítica. É de se questionar:"Como pode uma cidade viver da maneira como Picos está vivendo?" Há autoridades nesta cidade? Por que não tomam prividências para consertar este caos no qual entramos? vamos apenas recordar daquele velho refrão do Boris Casoy:"isto é uma vergonha."

Willame Luz

09.01.2011 / 12:27:38

willuz7@hotmail.com

Leio a essas reportagens e nunca havia me pronunciado, mas minha paciência esgotou...Resido nesse bairro, que adoro por demais, mas está cada vez mais insuportável sair de casa, estamos em total abandono, revoltante, pois de nada serve todos os impostos que pagamos, aliás...serve sim, pra enriquecer os bolsos de todos os ue se beneficim de verbas públicas. Chega tremo só de raiva e de revolta de pensar no estado de caso que chegou o meu bairro...

FRANCO ROBERTO

09.01.2011 / 00:08:32

franbat@hotmail.com

Prezado Jornalista292, Gostaria de convidá-lo para produzirmos uma matéria, mostrando a dificuldade de locomoção dos moradores do bairro Ipueiras até o centro, registrando através de imagens, momentos de transtornos enfrentados no dia a dia. Peço que entre em contato comigo, ok. Já fui vítima de prejuízos na suspensão do carro, tendo que ir de reboque à Teresina, além de ter socializado o problema com ex-secretário de governo local. Abraços!

Raimundo Moura

08.01.2011 / 20:03:57

raimundosmoura@Yahoo.com.br

Meu amigo todos que querem se eleger fazem assim. Infelizmente a calamidade que esta a Av. airton sena, Anisio da Luz, Capitão Felipe de araujo, há não importa, mas sim tantos buracos que quebram o nosso carro, a nossa moto, a nossa bicicleta e o nosso corpo continuam lá como imponentes, cadê o gil buracão????? Há desculpe é preciso cortar gastos, ou como construir esse exorbitante patrimonio que esta a olhos vistos hoje?

indignado

08.01.2011 / 18:50:34

indignado@gmail.com

Ainda bem que existe um site de notícias idôneo, pois a cidade está igual ao tempo de Zé Néri e as pessoas parecem anestesiadas, mas ninguém denucia,se mobiliza,protesta... parece que todo mundo concorda com os desmandos dessa admnistração desastrosa. Alías nem devemos chamar de admnistração e sim bagunça. A única coisa que progride são os bens e o patrimônio dos Marques e Medeiros, pois a cidade está abandonada à própria sorte.

Alberto Nunes

08.01.2011 / 15:51:21

albertonunes77@hotmail.com

Seria um sucesso comercial uma empresa que fabricasse e vendesse o busto do prefeito e de políticos para colocá-los em locais por eles desprezados. O busto do prefeito enfincada por um pau num buraco despertaria a atenção dele para mandar fechá-lo. Lembro que esse prefeito quando começou sua rota para a prefeitura tampava buracos com o seu próprio dinheiro em todos os lugares. Fez até uma ponte de pedras numa localidade. Como trabalhava! Foi eleito! Agora não quer mais trabalhar...